sábado, 12 de maio de 2007

O mercado das viagens e do turismo – parte 1

O mercado das viagens e do turismo sofreu drásticas alterações com o advento da Internet e com a expansão quase explosiva das companhias aéreas de baixo custo.

As companhias aéreas de baixo custo criaram profundas alterações em todo o processo de viajar e com isto criaram novas oportunidades e ameaças. Ainda no tempo do €uro um voo de ida e volta de Lisboa para Londres por 40 contos era considerado um preço muito atractivo. Nos dias de hoje é possível voar por menos de metade – cerca de 16 contos (80.65€) – no mesmo percurso. Partindo do Porto, ir e voltar a Londres pode custar tão pouco como 20€ para quem tiver flexibilidade com os dias da semana em que pode viajar. E só para citar mais um exemplo, um voo de Lisboa para Barcelona é muito regularmente disponibilizado pela módica quantia de 60€.

A mudança mais notável é claramente nas tarifas muito reduzidas que as transportadoras aéreas low cost conseguem praticar com regularidade. No entanto as mudanças são bastante mais profundas, se não vejamos:

1. O número de passageiros na Europa tem crescido de forma acentuada – uma boa parte dos passageiros das companhias de baixo custo são novos clientes e não clientes que voavam nas transportadoras aéreas que existiam anteriormente. Em termos económicos isto significa que, apesar das companhias de baixo custo terem uma fatia cada vez maior do bolo, este bolo é também cada vez maior.

2. Voar é hoje em dia mais barato para todos – as companhias aéreas tradicionais foram obrigadas a reduzir as suas tarifas e a melhorar a sua eficiência para se manterem competitivas. O passageiro é quem beneficia: paga menos e recebe mais.

3. As agências de viagens foram retiradas da equação – A grande maioria das reservas de voos nas companhias de baixo custo são directas e através da Internet. A compra é feita directamente ao fornecedor do voo através do site da mesma, eliminando todos os intermediários do caminho. Foi assim retirado às agências de viagens o seu papel (anteriormente) importante neste processo, sendo este um dos muitos pormenores que cumulativamente permitem uma drástica redução dos custos.

4. Não existem ainda produtos no mercado para a nova realidade que está a ser criada – Com as profundas alterações que este mercado está a sofrer, existem inúmeras novas oportunidades e ameaças para serem exploradas. A todo o momento aparecem novos produtos no mercado para tentar colmatar as novas lacunas existentes. O projecto do passageiro.com tenta criar uma empresa que seja um dos novos players no mercado – queremos criar um produto inovador para superar as suas necessidades de informação àcerca de viagens e turismo neste novo ambiente quase selvagem. Ao mesmo tempo estamos a optimizar um modelo de negócio que permita faze-lo sem aumentar os custos do cliente, mas sim passando estes custos para os fornecedores.

(a continuar...)

Tomás Abecasis

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