sexta-feira, 2 de março de 2007

Low-cost Intercontinentais

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Tradicionalmente os voos das companhias aéreas low-cost têm sido de curta duração e dentro de um mesmo continente. Começaram na América com a Pacific Southwest Airlines - que inventou o modelo das low-cost - com o primeiro voo em 1949. A liberalização faseada do mercado dos transportes aéreos na União Europeia desde 1987 permitiu o aparecimento das low-cost na Europa. O modelo foi sendo aperfeiçoado ao longo dos anos, e na RyanairO rei das low-cost – temos o expoente máximo deste modelo, claramente expressos nos seus mais de 40 milhões de passageiros (link alternativo) transportados em 2006. Apareceram depois na Ásia e na Austrália e agora começam a aparecer um pouco por todo o mundo.

Estamos agora a entrar numa 2ª era das low-cost – a era das low-cost intercontinentais. Esta promete vir a ser tão revolucionária como as low-cost ‘tradicionais’. Com extensas redes de low-cost já estabelecidas nos continentes Americano, Europeu, Asiático e também na Oceânia, na opinião de Tony Fernandes, CEO da Air Ásia, falta agora conectar os pontos.

A primeira tentativa de fazer uma low-cost intercontinental aconteceu em 1977. A companhia chamava-se Laker Airways, e efectuou voos transatlânticos entre Londres (Gatwick) e Nova Iorque (JFK). Acabou por falir em 1982, cinco anos depois do primeiro voo, e por lançar muitas dúvidas quanto à fiabilidade de aplicar o modelo das low-cost aos voos de longa duração.

No entanto, nos últimos anos apareceram no mercado algumas transportadoras aéreas que acreditam que é fiável. Em 2002, a flyglobespan.com e a Zoom Airlines efectuaram os seus primeiros voos transatlânticos. Praticam preços tão baratos como os 248€ para ir e voltar de Londres (Stansted) a Toronto (Hamilton) da flyglobespan.com, sendo que esta companhia efectua também voos para a África do Sul. Em 2006 foram lançadas a Oasis Hong Kong Airlines e a Viva Macau. A primeira efectua voos regulares entre Londres (Gatwick) e Hong Kong com preços a partir dos 370€, e a segunda efectua voos a partir de Macau para a Indonésia e as Maldivas, sendo que pretende, no futuro, voar para a Europa, o Pacífico e o Médio Oriente.

Já este ano, a Air Asia vai lançar a companhia Air Asia X, que planeia começar a voar a partir de Julho entre a Malásia e a Europa, e mais tarde também para a Austrália. Além das já mencionadas, existe ainda a transportadora aérea de bandeira da Irlanda, a Aer Lingus – que segue o modelo de negócio das low-cost – e efectua voos da Irlanda para os EUA, Canadá e Médio Oriente.

Estas companhias adaptaram o modelo das low-cost ‘tradicionais’ aos voos de longo curso introduzindo, por exemplo, uma classe executiva nestes voos e dando especial importância ao potencial para transportarem mercadorias (cargo) além de passageiros. Procuram assim maximizar as receitas e praticar ao mesmo tempo tarifas bastante atractivas.

Ainda no que diz respeito a voos transatlânticos, um desenvolvimento muito importante é o acordo – Open Skies – que está neste momento em avançada fase de negociação entre a União Europeia e os EUA. No dia 2 de Março ambas as partes chegaram a um entendimento para um acordo que terá agora que ser rectificado pelos ministros dos transportes da União Europeia. Caso isso aconteça o acordo entrará em efeito já a partir de 28 de Outubro e conduzirá à entrada de novos concorrentes no mercado transatlântico, nomeadamente concorrentes low-cost.

Para nós, os passageiros, o desenvolvimento da low-cost intercontinentais vai trazer uma redução no preço de viajar. Permite-nos viajar mais, e para mais longe. O mundo a uns clicks de distância está-se a tornar cada vez mais uma realidade. (E não só virtual…!).

Acompanhe aqui os últimos desenvolvimentos.

Cumprimentos,

Tomás Abecasis

Ver também:
Low-cost Intercontinentais - exemplos parte 1

Desde a última publicação:7 dias

Low-cost Intercontinentais - exemplos parte 1

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Seguem-se alguns exemplos de companhias aéreas low-cost intercontinentais. Estas companhias encontram-se todas já em funcionamento, pelo que pode já disfrutar das suas tarifas bastante atractivas.

Oasis Hong Kong Airlines

Baseada em Hong Kong e a voar desde Outubro de 2006. Opera voos regulares entre Londres (Gatwick) e Hong Kong durante todo o ano com preços a partir de 368€ [HKD 3,795] para um voo de ida e volta (reservas feitas no site de Hong Kong) ou 401€ [GBP 269.93] (para reservas feitas a partir do site do Reino Unido).

Zoom Airlines

Low-cost transatlântica Canadiana fundada em Maio de 2002. Voos entre múltiplos destinos no Canadá e algumas cidades Europeias – Glasgow, Belfast, Cardiff, Manchester, Londres e Paris. Carregue para ver um mapa dos destinos. Alguns exemplos de tarifas mínimas de ida e volta:

CardiffToronto 423€ [£284.54]
BelfastToronto 423€ [£284.54]
Paris (Charles de Gaulle) – Montreal 433€
Londres – Vancouver 516€ [£347.40]
BelfastVancouver 560€ [£377.4]
Paris (Charles de Gaulle) – Vancouver 576€

flyglobespan.com

Baseada em Edimburgo, na Escócia, realizou o primeiro voo em Abril de 2002. Realiza voos entre o Reino Unido e o Canadá, os Estados Unidos e África do Sul, para além de destinos Europeus, na maioria do sul.

Destacam-se os voos para o aeroporto Hamilton International (YHM) em Toronto com tarifas especialmente baratas. Os preços mínimos para bilhetes de ida e volta para os múltiplos pontos de partida situam-se entre os 248€ e os 309€. Ordenamos as cidades da mais barata até à mais cara.

248€ - 264€
London Stansted, Birmingham, Liverpool, Glasgow, Londres Gatwick, Manchester, Exeter, Edimburgo

285€ – 309€
Belfast, Newcastle, Doncaster/Sheffield

Para o outro aeroporto de Toronto – Pearson (YYZ) os preços começam a partir de 363€. Os outros destinos no Canadá são Vancouver – min.420€ e Calgary – min.427€.

Para a África do Sul os voos partem unicamente de Manchester e os destinos são Joanesburgo – a partir de 682€ [£459] e a Cidade do Cabo – a partir de 592€ [£399]

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Hong Kong - Super Oferta Para Estudantes Universitários

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- "Vamos passear a Hong Kong?"
- "Achas?! É muito caro!"
- "Não foi isso que eu vi no blog do passageiro..."

Para reservas feitas até ao dia 28 de Fevereiro há um desconto de 50% na tarifa (preço = tarifa + taxas). O preço total da viagem fica em HKD
2,795 (273€) para um bilhete de ida e volta de Londres (Gatwick) para Hong Kong. Os voos podem ser realizados até ao dia 25 de Outubro, e a oferta é válida para voos num só sentido também. O Voo é realizado pela Oasis Hong Kong Airlines, uma das primeiras low costs a fazerem ligações intercontinentais. Para ligações a Lisboa podem usar os voos da Mornarch.

Esta oferta é exclusiva para estudantes universitários que têm de ser portadores de um cartão de estudante internacional - o cartão ISIC. Este cartão tem um preço de 6€ e é emitido no acto da compra. Veja mais informações sobre o cartão nos sites da Abreu Jovem (lojas) ou da Viagens Tagus (lojas). Precisará de ter o cartão ISIC antes de efectuar a sua reserva, já que terá de fornecer o número do cartão no acto da reserva.

Desfrutem... vale a pena ser estudante!

Cumprimentos,

Tomás

PS - O site da Oasis está dividido em 2 sites regionais: um para Hong Kong e outro para o Reino Unido. Para aceder a esta oferta tem que "se dirigir" ao site da Oasis de Hong Kong. Ao carregar no link fornecido acima em "desconto de 50% na tarifa" é automaticamente dirigido à página onde poderá efectuar a sua reserva.
Ao tentarem efectuar a reserva através do site do Reino Unido, vão-se deparar com o facto de as reservas serem efectuadas através de uma agência de viagens especializada em viagens para estudantes e jovens - a STA Travel. Contactei a agência depois de não conseguir encontrar informação mais concreta que um banner publicitário no site da agência referente à promoção. A resposta que tive foi que como agência baseada no Reino Unido, só podiam efectuar reservas para residentes do Reino Unido.

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sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Back in business, que venha a segunda fase!

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Finalmente estão criadas as condições que tanto reclamava. Nos próximos dois meses vai haver muita actividade nos bastidores em busca de concluir o projecto para a criação da empresa. Vai ser um feito um estudo intensivo para perceber se é um projecto rentável. Ao mesmo tempo vai ser procurado o posicionamento ideal para a empresa no complexo mundo das viagens e do turismo.

Este blog é parte integral do projecto, mas é só um acessório. O que se tem passado até agora tem sido mais o contrário, pelo que muitas vezes as pessoas perguntam: "Como vai o teu projecto, o teu blog?". Portanto está na altura de 'arrumar a casa'.

Está concluída agora uma primeira etapa, mais experimental e exploratória. Era importante começar a publicar. Agora chegou a altura de passar de ideias e sonhos a um projecto concreto.

Contamos consigo, as suas ideias e muito importante também, as suas críticas. Juntos vamos viajar mais.

Cumprimentos e até a próxima sexta.

Tomás Abecasis

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quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Ano Novo, Vida Nova

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Ano Novo, Vida Nova

Este interessante conceito serve de motivação a muita gente para melhorar algo nas suas vidas. Novos projectos, ou velhos projectos que finalmente pretendemos realizar, novas ideias, novos comportamentos, novas promessas a nós próprios, etc.
Acontece que depois do furor inicial daqueles primeiros dias do ano, depois de pela primeira vez escrevermos (ou lermos) 2007 em vez de 2006 na data, depois de muitas celebrações, lentamente (ou muito rapidamente) voltamos à mesma realidade, ao nosso ‘eu’ incompleto que herdamos do(s) ano(s) anteriores.
Este blog e o projecto do passageiro.com aguardam, no molesto e preguiçoso acto de esperar as condições mínimas para prosperar – um computador operacional e uma ligação à Internet. A lentidão da prestação de serviços neste país, que não é Portugal, mas provavelmente também podia o ser leva-nos à vontade de adormecer no acto de esperar, esperar …esperar. Primeiro pela entrega de um monitor (3 semanas), e agora pela instalação da Internet (nine weeks and counting...).
Entretanto gostava de saber as vossas opiniões. O que gostaram deste blog e o que não. O que gostariam de ver no site do passageiro.com . Opiniões àcerca destes primeiros meses de actividade. Tudo o que quiserem dizer. Eu quero ouvir.

Abraços e cumprimentos a todos os passageiros,

Tomás

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