terça-feira, 22 de agosto de 2006

Até breve, Polónia!

Nos dias 28 e 29 de Julho realizou-se o Woodstock Polaco. Um festival ao ar livre que este ano teve entre 130 a 150 mil espectadores e que se realiza anualmente, desde 1995, em Kostrzyn, uma cidade Polaca na fronteira com a Alemanha. Entrada gratuita, cerveja (de meio litro) a 70 cêntimos, um mar de tendas inacabável, 2 dias de concertos e de convívio. O melhor do festival é o ambiente, diz quem já lá esteve noutros anos. As bandas tocam praticamente de graça, em troca dum público numeroso e num óptimo estado de alma. A relembrar o original Woodstock há as poças de lama em que muitos se vão banhar, como mostra a foto em baixo. Os Hare Krishna estão presentes numa pequena "aldeia" onde oferecem espetáculos, vendem livros e produtos da Ásia, e servem refeições pela módica quantia de 80 cêntimos, com 2ºprato e sobremesa. A igreja está igualmente presente, apesar de numa dimensão menor, mas isso não impediu que eu ficasse surpreendido por ver padres a passear pelo festival, e de ver a minha namorada a aparecer com uma edição da bíblia em miniatura, oferecida.


Woodstock 2005-Mud People by ~SithLady on deviantART

Links:Woodstock - mais fotos
- bom ambiente
- grande galeria
- panfleto (em alemão)
- mapa do festival (em alemão)
- na lama: 1, 2, 3


Regresso a Lisboa



O meu voo de regresso a Lisboa foi novamente a partir da Alemanha, desta feita Berlim, que fica perto da fronteira, por sinal a 90 kms de Kostrzyn. Voo da KLM Berlim - Amesterdão - Lisboa - Amesterdão - Berlim. Preço 125€, marcado no expedia.com. Desde Agosto de 2003, altura em que descobri as companhias aéreas de baixo custo, que só voava neste tipo de companhias. Quase 3 anos e 13 voos depois voltei a andar num voo duma das chamadas companhias aéreas de bandeira (por ex. em Portugal a TAP).

O principal factor de decisão na minha escolha de um voo é o preço. Muitas vezes sacrificando a comodidade de voar a partir de Lisboa, optando por viajar a partir do Porto ou de Faro , além disso optando por fazer escala (normalmente em londres) em vez de ir directamente para o meu destino. Com estes "pequenos" sacríficios normalmente é possível conseguir tarifas bastantes reduzidas.

Este voo foi uma excepção à regra. Fiz escala em Amesterdão e por opção fiquei 4 horas na cidade. Despachei as malas em Berlim e só me precisei de me voltar a preocupar com elas em Lisboa (ao contrário do que se passa nas companhias de baixo custo). Além disso o check-in já está feito, por isso posso voltar até à hora de embarque. Tive tempo mais que suficiente para ir dar um passeio à cidade que fica a 48 mins e €6,2 (+0,5€ se comprado num balcão) de distância. Nos dois voos tive direito a lanche no primeiro e almoço no segundo, além de bebidas, pequenos luxos que já me tinha desabituado por voar em companhias de baixo custo. E o melhor de tudo foi o preço. 125€ ida e volta. Em Outubro estou de volta.

Até breve, porque há sempre novidades.

Desde a última publicação:5 dias

Sem comentários: